Quantos já tiveram coragem de ler...

Hit Counter

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Hot Hatchs do Brasil: Gol GT 1.8





GOL GT 1.8

Não se assutem... Mudei a foto do Gol vermelho para realmente a foto do carro que eu gosto, o preto. Obrigado amigo anônimo ! A foto ficou ótima ! 

Pois é amigos, este é o Gol GT 1.8

Depois de muitos anos sem um esportivo de verdade em linha (Acho que o ultimo ano do Opala SS foi 1980) e o XR3 lançado anteriormente a ele não tinha o desempenho esportivo esperado, , chega em 1984 o Gol GT 1.8

Este simpatico carrinho foi o primeiro Gol lançado com motor refrigerado a agua. Tinha  99 cv a 5400 RPMS e toque de 14,9 a 3200 RPMS o que dava um desempenho interessante em um carro que tinha peso de marcha na ordem de 900 Kg exatos. 

Era o mesmo motor do Santana, porém envenenado com o comando de válvulas do Golf GTi Alemão. O cambio tambem tinha relação mais curtas e era equipado com rodas aro 14, iguais as presentes no Golf GTI, assim como o famoso volante esportivo da Volksvagem, a bola de câmbio em forma de bola de Golf, bancos esportivos de verdade da marca Recaro, Spoilers e grade dianteira pintada na cor do veículo.  

Quando um Gol GT passava todo mundo parava para olhar. Principalmente onde eu morava na época do seu lançamento, uma cidade do interior da Bahia chamada Cruz das Almas. Seu escapamento duplo, muito utilizado depois em veículos fora de série como os Miúras, emitia um som gostoso de ser escutado. Era empolgante ver ele acelerando. 

Tambem tinha como detalhe esclusivo e charmoso o adesivo GT aplicado ao vidro do porta-malas.

Não tinhamos carros para competir com ele em sua categoria. As concorrentes GM, Fiat e Ford tentaram lançar carros para competir, mas somente o gol tinha realmente desempenho esportivo.

Em 1985 a GM lançou o Monza S/R que tinha algumas modificações para aumentar o desempenho. Mas o Gol GT era mais interessante ao meu ponto de vista. O Monza não da para ser considerado um Pocket Rocket*. No maximo um Drower Rocket**. Era pesado, e bem maior do que um Gol. 

Em 1987 a Volks aposenta o GT e lança o GTS na nova linha que tinha atualizado a carroceria. A formula foi aperfeiçoada, e só foi uma prévia do que viria no ano seguinte. O primeiro GTi Nacional.

* Expressão usada pelos europeus que pode ser traduzida como foguete de bolso
** Expressão inventada por mim que significa foguete de gaveta


13 Comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo post. Gostei muito do seu blog.

Depois dá uma olhada em mais fotos do meu GT em: www.fotolog.com/golgt86

Abraços!

Speed Boy disse...

Olá amigo ! Seu Gol GT esta mesmo muito bonito ! Usei a foto dele sem sua permissão, mas foi por uma boa causa ! Amo de paixão o Gol GT. Se deus me permitir ainda terei um. Assim como o Seu preto que é o mais bonito de todos !

Grande abraço !!

Anônimo disse...

Sem duvida o melhor esportivo ja fabricado no Brasil. Nao conheço até os dias de hoje nenhum carro que consiga bater um GT. Impossivel até hoje ele é um carro atual.

Anônimo disse...

Meu primeiro carro foi um GT preto onix 1986, igualzinho o da foto, tenho saudades até hoje.

Anônimo disse...

Então somos 2: meu primeiro carro 0Km foi um Gol GT preto onix 1986. Tenho o manual dele até hoje guardado como lembrança.

Aliás, tenho muitos manuais de carros que pertenceram aos meus pais ao longo do tempo, como DKW, Gordini, Opala, Fuscas, Kombi, Monzas, etc.

E foi por causa deste carro que decidi que nunca mais teria um carro preto: lavava, encerava, entrava para tomar uma ducha e quando voltava à garagem ele já estava empoeirado. Não conseguia manter esse carro limpo, hehehe.

PS: Sou o mesmo anônimo que postou um comentário sobre o Vectra GT hoje. Como ve, não sou de todo crítico.

Rui da Mooca disse...

Amigo tenho um igual(ano 1986) e dou pau todo dia em carros novos,desses raquiticos lançados hoje em dia...se estiver em dia,com uma pequena mexida,dá prá ficar com dó de quem gasta 50.000 em um carro e fica vendo só a traseira do bichinho...ô dó!Um abraço!

Anônimo disse...

alguem sabe quem tem um GT pra vender ? Rui quer vender o seu pra mim?

Anônimo disse...

ola eu tmbem sou fao do GOL GT e vou tentar nesse final de semana comprar um

Paulinho SP disse...

fala ae rapaziada
tenho um gt tbm prata lunar 84 e tinha tbm um gts vermelho 93 carro inteirissimo original ate a pintura carro de revista vendi e fikei só com o gt que breve vou restaurar mais esses carros hj em dia sao de extrema confiança imagina qnd eram zeros.
esse preto seu só pela foto ja da pra saber que é um gol impecavel de enche os olhos qnd veem.
parabens pelo carro cuida bem dele para preservarmos a historia dos esportivos de epoca
um abraço a todos.
paulinho.....

Anônimo disse...

Amigo, meu pai teve um igual, o carro era maravilhoso e ainda é,sempre que vejo as fotos dá um arrepio, pois trata-se de um ícone, da industria autombilística nacional, para quem tem e curte eu tiro o chapéu, linda foto parabéns!!!

Gilberto disse...

gostei muito de ver de novo o GOL GT preto, sou um fã incondicional, moro em São Luis-MA, e trabalhei em uma revenda da Volkswagem em 86, sou mecânico e fazia revisão de entrega de carros 0 Km, imaginem pegar um GOL GT 1.8 zerinho pra testar, saido da cegonha, era maravilhoso, parabéns pela foto.

Anônimo disse...

Eu tive um GT 84 Preto Onix, tinha 4 marchas, cansei de tanto ficar limpando ele e troquei por um GT 86 Vermelho, esse já tinha marchas, coisa mais linda, esses dias achei ele todo detonado em uma garagem perto da casa de minha mãe. Deu maior dó!!!!! Tirei até foto dele.

Anônimo disse...

GTS POINTER

Postar um comentário

Comente aqui sobre este post. Pode falar bem o mal, o blog é aberto !

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO